BARCELONA foi o palco escolhido pela Honda para apresentar o novo Civic de cinco portas, um modelo totalmente novo, que sucede à versão apresentada em 2011 e modernizada em 2015. Chega a Portugal no final de Março – a carroçaria de três volumes e quatro portas só estará disponível em Abril - e os preços já foram anunciados...
DESIGN. O Honda Civic de cinco portas cresceu em comprimento (4,52 metros) e em largura (1,8 metros), mas é mais baixo (1,43 metros) do que o modelo que substituiu. A carroçaria é uma das mais volumosas do seu segmento. A Honda não foge muito ao estilo que assumiu nos últimos anos, mas o novo Civic tem presença e uma imagem forte. Foi realizado com base numa nova plataforma, onde se destaca a adopção de um eixo traseiro multibraços, e o depósito de combustível que a marca costumava posicionar sob os assentos anteriores surge por baixo dos posteriores, para melhorar a repartição de massas. A Honda reivindica uma rigidez estrutural superior (+52%), o que paga dividendos ao nível do comportamento dinâmico, e menos 16 kg de peso, com influência na redução de consumos e na emissão de poluentes.
MOTORES. Na fase de lançamento em Portugal só vão estar disponíveis dois motores turbo a gasolina. Um 1.0 de três cilindros com 129 cv e um 1.5 de quatro cilindros e 182 cv. Qualquer das opções pode contar com uma caixa manual de seis velocidades ou uma automática de variação contínua CVT. As opções diesel só devem chegar lá para a frente.
HABITÁCULO. No interior, as diferenças até são mais evidentes do que no exterior. Para além do design do tablier totalmente diferente, há que destacar uma evolução importante na qualidade geral dos materiais e uma evolução da posição da condução, já que o banco pode descer mais do que acontecia na versão anterior. Depois, há
mais espaço, mas talvez se esperasse ainda mais de um modelo com 2,67 metros de distância entre-eixos. Mesmo assim, a habitabilidade merece tantos elogios como os 414 litros de capacidade da bagageira e tudo junto vinca o carácter familiar da nova geração Civic.
As propostas de equipamento são muito completas e isso é bom numa proposta que está longe de ter o preço como um grande argumento. Os modelos equipados com o motor 1.0i VTEC Turbo estão disponíveis com quatro níveis (Confort, Elegance, Executive e Executive Premium), enquanto os 1.5i VTEC Turbo assumem um carácter mais desportivo, sublinhado pelos níveis Sport e Sport Plus, para além do Prestige.
AO VOLANTE. Os motores turbo deste novo Civic têm uma resposta mais convincente do que os atmosféricos da geração anterior. A resposta rápida nos regimes intermédios evita o recurso contínuo à caixa de velocidades para manter o regime de rotações elevado. Isto é tão verdade para o bloco de 1.0 litros como para o 1.5, embora a diferença de potência faça toda a diferença. Mesmo assim temos de destacar o bom desempenho do bloco de três cilindros tendo em conta os 1.350 kg deste três volumes.
O comportamento da suspensão merece aplausos. Garante um excelente compromisso em termos de conforto e na resposta às exigências de uma condução mais agressiva, minorando os efeitos de rolamento da carroçaria. Os modelos mais equipados podem contar com uma suspensão adaptativa, que varia de acordo com o tipo de piso e estilo de condução, oferecendo um modo normal e um sport. Custa dinheiro, mas é a solução à medida dos mais apressados, ou não fossem eles uma parte importante dos adeptos deste e de todos os Civic.
PREÇOS
1.0i VTEC Turbo de 129 cv | |
Confort | 23 300 € |
Elegance Connect | 25 530 € |
Elegance Connect Navi | 26 090 € |
Executive Connect Navi | 28 830 € |
Executive Premium Connect Navi | 29 730 € |
CVT Confort Connect Navi | 27 390 € |
CVT Executive Connect Navi | 30 130 € |
CVT Executive Premium Connect Navi | 31 030 € |
1.5 VTEC Turbo de 182 cv | |
Sport Connect Navi | 31 710 € |
Sport Plus Connect Navi | 33 710 € |
Prestige Connect Navi | 34 710 € |
CVT Sport Connect | 33 010 € |
CVT Sport Plus Connect Navi | 35 010 € |
CVT Prestige Connect Navi | 36 010 € |